Últimas Notícias

Nova operadora do transporte de Rio Branco deverá ter 120 ônibus e contratar motoristas da Ricco

26/06/2026 1 views 3 min de leitura

Prefeito Alysson Bestene diz que proposta vencedora já passou pelo Conselho Municipal de Transportes

O sistema de transporte coletivo de Rio Branco se prepara para uma transição nos próximos dias. A nova operadora que substituirá a Ricco Transportes trará uma frota de 120 ônibus seminovos e equipados com ar-condicionado. Além da renovação dos veículos, o contrato emergencial exige a absorção compulsória da mão de obra local, garantindo o emprego de motoristas, cobradores e mecânicos que já atuam na capital.

As informações foram confirmadas pelo prefeito Alysson Bestene. De acordo com o gestor, o processo de contratação emergencial avançou após a proposta da única empresa concorrente ter sido aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes.

“A empresa precisa comprovar que atende todos os requisitos da proposta. Depois disso, assina o contrato e inicia a execução”, afirmou o prefeito. Atualmente, o processo passa pela análise final da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (RBTrans).

Exigências rigorosas e transição sem interrupções

O edital de contratação impôs critérios rígidos para evitar problemas crônicos no sistema de transporte da capital. Apenas uma empresa conseguiu atingir os parâmetros exigidos pelo município, que incluem: disponibilização imediata de 120 ônibus, veículos seminovos e obrigatoriamente equipados com ar-condicionado e limite rigoroso para a idade da frota e cumprimento de teto tarifário.

Assim que o contrato for assinado, começará a correr o prazo legal para que a nova concessionária instale sua estrutura e traga os veículos para a cidade. O objetivo principal da prefeitura é realizar uma transição “espelho” com a Ricco, cujo contrato se encerra nos próximos dias. “Ela tem um período para chegar com os equipamentos, fazer a transição e começar a operação. Não pode ficar sem ônibus”, enfatizou Bestene.

Paralelamente à chegada da nova empresa, a Prefeitura de Rio Branco trabalha para encerrar o vínculo financeiro com a atual concessionária, a Ricco. O município reconheceu a existência de um débito com a empresa referente a gratuidades que não teriam sido compensadas integralmente entre os anos de 2024 e 2025.

O levantamento do montante foi realizado pela RBTrans e agora passa pelo crivo da Procuradoria-Geral do Município (PGM). No entanto, o prefeito alertou que o pagamento não será integral sem que antes haja um abatimento de eventuais pendências da própria empresa com o poder público.

“Também existem ajustes que precisam ser feitos, incluindo valores que a empresa possa dever e outras obrigações que precisam ser observadas. É um ajuste de contas que está sendo analisado”, explicou Alysson Bestene.

A expectativa da administração municipal é que os trâmites administrativos da contratação emergencial sejam finalizados antes da saída definitiva da Ricco, blindando a população de qualquer paralisação no serviço essencial.

Fonte: folhadoacre.com.br

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas

Gerar Post/Story

Arraste elementos para posicionar • Segure Shift + arraste para mover o fundo
Texto
Tamanho
Cor
Imagem
Zoom
Escurecer
Cor
Categoria
Fundo
Texto
Logo
Tamanho
Legenda