A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), lançou nesta segunda-feira (14) o edital para seleção de bolsistas do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-CITA). O ingresso dos selecionados está previsto para o ano letivo de 2025.
Estão disponíveis oito bolsas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da cota de Demanda Social. A seleção é voltada exclusivamente a candidatos que forem efetivamente matriculados na turma de 2025. A lista de classificação final também poderá ser usada para concessão de novas bolsas que venham a ser disponibilizadas até dezembro deste ano.
As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 30 de abril, por meio de formulário online. O resultado preliminar com os pedidos deferidos ou indeferidos será divulgado no dia 7 de maio nos sites da Propeg e do programa.
Para se inscrever, é necessário anexar uma série de documentos em formato PDF, como formulário de candidatura preenchido, documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, extrato do CNIS, declarações exigidas pelo edital e, se for o caso, comprovação de vínculo empregatício. Todos os arquivos devem conter assinatura eletrônica válida.
A seleção contará com duas listas de classificação: uma para candidatos sem qualquer vínculo empregatício ou fonte de renda e outra para aqueles que exercem atividades remuneradas ou já recebem outra bolsa. A prioridade na concessão será dada à primeira lista.
Entre os critérios exigidos para recebimento e manutenção da bolsa estão: dedicação exclusiva ao programa, residência fixa em Rio Branco ou Cruzeiro do Sul, bom desempenho acadêmico e participação em estágio de docência. A bolsa tem duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12, mediante avaliação da Comissão de Bolsas.
O resultado final está previsto para o dia 9 de maio. Os selecionados deverão encaminhar os formulários complementares até 14 de maio. No entanto, o pagamento das bolsas dependerá da liberação dos recursos por parte da Capes, sem garantia de início imediato.
Caso o bolsista altere sua situação de emprego durante o período de recebimento, deverá informar imediatamente a coordenação do programa. O descumprimento das normas pode levar ao cancelamento da bolsa e à devolução dos valores recebidos.
O edital completo e outras informações estão disponíveis nos sites da Ufac. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: ppg.cita@ufac.br.
Redação Semear Notícias.