Acre realiza transporte aéreo de fígado para transplante em missão conjunta entre Sejusp e Sesacre

Compartilhe

 

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), desempenhou um papel fundamental em mais uma missão humanitária na manhã deste domingo (6). Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), foi realizado o transporte aéreo de um fígado doado, que saiu do Hospital de Base, em Porto Velho (RO), com destino à capital acreana, Rio Branco.

O secretário de Segurança, José Américo, destacou a relevância da cooperação entre as pastas. “A união entre as equipes da segurança e da saúde é essencial para ações que salvam vidas. O transporte de órgãos reforça o compromisso da Sejusp com a vida e demonstra a importância da atuação integrada entre os setores. Estamos aqui para proteger e salvar vidas, e cada missão como essa reafirma nosso papel.”

A operação foi conduzida pelo piloto Felipe Oliveira e pelo copiloto Vilisson Sales. A bordo da aeronave também estava a equipe médica do Serviço de Transplantes da Fundação Hospitalar do Acre, composta pelos doutores Aloysio Coelho, Rafael Felipe e Rita de Cássia, que acompanharam o órgão durante todo o trajeto.

Equipe médica do Acre que embarcou na missão de captação do órgão em Porto Velho. Foto: Italo Sousa/Sejusp

 

“Isso só demonstra o compromisso que o Estado tem com a manutenção da vida”, disse o piloto da missão Felipe Oliveira. Foto: Italo Sousa/Sejusp

Segundo o piloto Felipe Oliveira, a missão reforça o comprometimento do Estado com a preservação da vida por meio da tecnologia e da ação conjunta. “Esse tipo de operação é vital. Esta é a segunda vez que realizamos a captação de órgãos com o avião em Rondônia, em parceria com a Sesacre. É uma demonstração clara de que o Estado tem se empenhado fortemente em garantir o acesso à saúde e salvar vidas.”

 

Redação Semear Notícias.

Galeria de Fotos

Compartilhe

Deixe seu comentário