Névoa 23°C

Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri) realiza a entrega de equipamentos que vão impulsionar a cadeia do mel

Compartilhe

 

Com o objetivo de fortalecer a produção local, ampliar a geração de renda e promover o desenvolvimento sustentável, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou a entrega de equipamentos que vão impulsionar a cadeia do mel. A iniciativa beneficia diretamente os apicultores e meliponicultores da Associação Acreditar, localizada no município de Brasileia.

O investimento, no valor de R$ 500 mil, foi destinado à aquisição de equipamentos para a estruturação da Casa de Mel, com recursos do Programa REM Acre – financiado por doações da Alemanha e do Reino Unido. A nova estrutura será preparada para atender aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado externo e oferecer suporte técnico qualificado aos produtores locais.

“O foco é fortalecer toda a cadeia produtiva do mel no estado e garantir que nossos produtos tenham a qualidade necessária para competir tanto no mercado interno quanto no internacional”, destacou o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo.

Entre os equipamentos entregues estão: centrífugas, decantadores, cilindros para derretimento de cera, balança digital, laminadora, mesa lisa, bandejas, entre outros. Todos os itens ficarão instalados na Fazenda Filipinas, onde está em andamento um projeto de produção de mel em modelo de parceria público-privada, voltado aos produtores da região.

Francisco Carlos, apicultor da associação, compartilhou sua experiência: “Cheguei no Acre em 1986 para trabalhar na fazenda. Depois de um curso, aprendi a capturar abelhas. Esse apoio do REM é fundamental, representa um grande avanço para a Casa de Mel e para o nosso trabalho na associação”.

Redação Semear Notícias

Compartilhe

Deixe seu comentário