A prática regular de exercício físico é um dos principais pilares para uma vida saudável. Além de melhorar a saúde física, manter o corpo em movimento pode também beneficiar a memória e as habilidades cognitivas, conforme apontado por uma pesquisa da Universidade de Harvard.
Segundo o estudo, a caminhada se destaca como uma das atividades mais eficazes para estimular a mente, superando modalidades como hidroginástica, pilates e musculação. O Metrópoles conversou com o médico neurologista Carlos Regoto, que explicou que a atividade física melhora a memória ao estimular o crescimento de novas células cerebrais e a liberação de neurotransmissores.
“Os exercícios trazem vários benefícios para a memória, pois aumentam o fluxo de oxigênio e nutrientes para o cérebro, favorecendo seu bom funcionamento. Além disso, durante o exercício, o corpo libera substâncias como endorfinas”, explica o neurologista.
Apoiadora do cérebro
O médico também destacou que a atividade física ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que prejudicam a concentração e a capacidade de memorização. “Ela também contribui para a neurogênese, ou seja, a formação de novos neurônios. Além disso, o exercício desempenha um papel importante na reversão e reparação de danos neurais existentes”, acrescenta.
Outro benefício importante da prática de exercícios é a melhoria na qualidade do sono, fundamental para a consolidação das memórias. Carlos Regoto destaca ainda que a atividade física estimula a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de criar novas conexões, essencial para o aprendizado e a memória.
Caminhada
A caminhada se destaca como uma das melhores opções para estimular a memória por ser uma prática simples, de baixo impacto e que ativa diversas áreas do cérebro.
Carlos reforça que caminhar regularmente melhora a clareza mental e a capacidade de reter informações. “Estudos indicam que, ao caminhar, especialmente ao ar livre, o cérebro entra em um estado de relaxamento ativo, o que favorece a criatividade, o foco e a consolidação da memória. Por ser simples e eficaz, a caminhada é uma excelente aliada tanto para a saúde física quanto para a saúde mental”, salienta.
Exercícios aeróbicos
Além da caminhada, outros exercícios aeróbicos também são altamente eficazes para estimular a memória. “Atividades como natação, ciclismo e dança contribuem para a saúde cerebral, pois aumentam o fluxo sanguíneo e estimulam a plasticidade cerebral”, explica o especialista.
Outras atividades que beneficiam a memória incluem a corrida leve e a prática de ioga, que ativam áreas do cérebro relacionadas à atenção e ao controle emocional, impactando positivamente a memória.
Redação Semear Notícias.