Nesta terça-feira (1), a Polícia Federal desencadeou a Operação Embarque Fantasma, que apura um esquema de desvio de recursos públicos em Guajará/AM. A suspeita é de que o município tenha efetuado pagamentos por passagens aéreas que nunca foram emitidas.
Entre 2017 e 2021, a pequena cidade do Amazonas gastou mais com passagens aéreas do que a capital Manaus, apesar de ter uma população 131 vezes menor. As investigações apontam que, nesse período, uma única empresa venceu todos os processos licitatórios para fornecimento de passagens, possivelmente em conluio com outras participantes dos certames.
Além disso, foram constatadas diversas irregularidades contratuais e administrativas, como notas fiscais com descrições genéricas dos serviços prestados e sem validação de servidores responsáveis, ausência de bilhetes comprovando as viagens e justificativas técnicas inconsistentes para aditivos contratuais.
A operação teve como alvos empresas envolvidas no esquema, seus responsáveis e servidores municipais suspeitos de participação. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, além do sequestro de um veículo, nas cidades de Cruzeiro do Sul/AC e Guajará/AM.
Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Redação Semear Notícias.