A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a ProconsBrasil e o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está promovendo até o dia 31 de março o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira “Meu Bolso em Dia”.
Realizada desde 2022, essa iniciativa oferece aos consumidores a oportunidade de renegociar dívidas em atraso com bancos e financeiras, garantindo condições mais acessíveis, como parcelas ajustáveis e taxas reduzidas, de forma simplificada. É possível renegociar débitos relacionados a cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e empréstimo pessoal.
Como participar no Acre
Os consumidores podem buscar atendimento no Procon, seja nas unidades das OCAs ou na sede do Instituto em todas as regionais do estado e da capital. Também é possível negociar diretamente com o banco ou acessar o site www.consumidor.gov.br.
Dívidas que não podem ser negociadas:
- Débitos com bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis);
- Dívidas prescritas;
- Contratos que estejam com as parcelas em dia.
Tenho várias dívidas. Posso renegociar todas?
Sim! O consumidor pode renegociar quantas dívidas desejar, desde que consiga arcar com as novas parcelas. Entretanto, o mutirão não é recomendado para pessoas protegidas pela Lei do Superendividamento, ou seja, aquelas que não têm condições de pagar suas dívidas sem comprometer sua subsistência ou a de sua família. Nesses casos, a orientação é procurar o Procon/AC para mais informações.
A importância da renegociação
A presidente do Procon/AC destaca que renegociar dívidas junto aos bancos é uma ferramenta essencial para quem enfrenta dificuldades financeiras.
“A renegociação oferece diversas vantagens, como prazos mais longos, redução de juros e até descontos sobre o valor total da dívida. Isso alivia a situação financeira do consumidor, e o Procon/AC está à disposição para auxiliar sempre que necessário.”
Canais de atendimento do Procon/AC
Para mais informações, dúvidas ou denúncias, os consumidores podem procurar o Procon/AC:
📍 Endereço: Avenida Nações Unidas, nº 2.870, bairro Estação Experimental, Rio Branco.
📍 Atendimento presencial: Nas OCAs de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Xapuri, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.
📞 Disque-Denúncia: 151
📞 Telefone: (68) 3223-7000
📧 E-mail: procon.acre@ac.gov.br
🌐 Plataforma online: www.consumidor.gov.br