Médico acreano representa o Brasil em Congresso Europeu sobre Autismo realizado em Lisboa

Compartilhe

 

A capital portuguesa, Lisboa, foi palco no último fim de semana do Congresso Europeu de Autismo (CEA), um dos mais relevantes encontros internacionais voltados ao debate e avanço das práticas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento reuniu mais de 15 especialistas de renome mundial, vindos de diferentes países.

Entre os convidados esteve o médico Mazinho Maciel, natural de Cruzeiro do Sul, no Acre, que se destaca como referência no Brasil quando o assunto é autismo. Idealizador do CENTRIN – Centro de Estimulação Neuropsicomotora, Dr. Maciel tem levado o nome do Acre a congressos e fóruns científicos de expressão global.

Com uma trajetória marcada por atuação internacional, o médico já participou de eventos importantes como o congresso realizado em San Diego, Califórnia, onde mantém parceria com o neurocientista Alysson Muotri, conhecido pelos estudos com organoides cerebrais – estruturas em laboratório que simulam o desenvolvimento do cérebro humano.

Em outra iniciativa recente, Mazinho também esteve em Angola, integrando a primeira caravana africana dedicada ao autismo em regiões até então inexploradas por profissionais da área.

Sua presença no congresso em Lisboa foi mais uma oportunidade de trocar experiências com grandes nomes da neurociência e levar ao mundo a realidade e os avanços alcançados no Acre no cuidado com pessoas com TEA.

“Graças a Deus e ao nosso esforço contínuo, nosso trabalho vem sendo reconhecido fora do país. Mal começamos o ano e a agenda já está quase cheia. Em breve, estarei em eventos em São Paulo, Goiânia, Bahia, Ceará, Paraguai, África e nos Estados Unidos”, contou o médico.

A dedicação de Mazinho Maciel ao estudo do autismo nasceu de uma experiência pessoal: em 2017, sua filha foi diagnosticada com TEA aos dois anos. Diante da falta de atendimento especializado na região do Juruá, ele decidiu se aprofundar no tema, culminando na criação do CENTRIN, em agosto de 2018, hoje um centro de referência no atendimento a crianças com autismo no interior do Acre.

 

Redação Semear Notícias.

Compartilhe

Deixe seu comentário