Quando Isao Furuno desembarcou em Rio Branco, em 1920, após enfrentar o árduo trabalho nas fazendas peruanas e sobreviver, junto a dois companheiros, a um naufrágio no Rio Tahuamano, talvez não imaginasse que sua trajetória daria origem a uma comunidade Nikkei (japoneses nascidos fora do Japão) duradoura no Acre. Essa história foi um dos destaques da recepção realizada pela vice-governadora Mailza Assis ao cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuchi Miyagawa, na tarde desta terça-feira, 11, no Palácio Rio Branco.
Com conhecimento sobre a trajetória dos imigrantes japoneses que chegaram ao Acre em abril de 1959 e se estabeleceram na Colônia Quinari, Mailza Assis conversou sobre a presença da comunidade Nikkei no estado e a importância de fortalecer os laços entre o Acre e o Japão.
“As famílias Nishizawa e Hamaguchi são amplamente reconhecidas em Senador Guiomard, onde se fixaram e contribuíram para o desenvolvimento do município, especialmente no setor produtivo. Há diversas oportunidades de intercâmbio que podem ser ampliadas a partir dessa relação histórica com a comunidade japonesa”, destacou.
Durante o encontro, Mailza também enfatizou o papel ambiental do Acre, ressaltando sua rica biodiversidade e as políticas públicas voltadas para a preservação das florestas. “Nosso estado alia produção e sustentabilidade, garantindo a conservação e o uso responsável dos recursos naturais. Além disso, recebemos investimentos do Fundo Amazônia, que conta com aportes do governo japonês”, acrescentou.
“O Acre ocupa uma posição geográfica estratégica, sendo uma das rotas mais promissoras para o comércio que nos conecta ao Pacífico e à Ásia”, ressaltou o secretário da Seict.
Ao término da reunião, Mailza Assis presenteou o cônsul-geral Yuchi Miyagawa com uma caixa de marchetaria, elaborada a partir da incrustação de peças recortadas de madeira. Em retribuição, a vice-governadora recebeu uma caixa chinesa e um calendário ilustrado com imagens de ikebana, a tradicional arte japonesa de arranjo floral.
Também estiveram presentes no encontro o deputado estadual Eduardo Ribeiro e a assessora do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Takako Shima.
Redação Semear Notícias.