Foi inaugurada nesta terça-feira, 15, na Galeria de Arte do Palácio das Secretarias, em Rio Branco, a exposição “Luz e Sombra: Superação. Deus. Fé. Gratidão”, da artista plástica acreana Édila Maria. A mostra, promovida pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Administração (Sead), estará aberta para visitação gratuita até o dia 15 de maio.
Durante a abertura, Édila emocionou o público ao relatar a história pessoal que inspirou suas obras. “Quis trazer uma reflexão sobre a vida, a fé e o nosso poder de seguir em frente, mesmo diante da dor. Onde há sombra, também há luz. E acredito que todos somos capazes de vencer os desafios e crescer com eles”, destacou a artista.
A artista contou que sua produção se intensificou durante a pandemia, especialmente após a perda de seu irmão — uma fase dolorosa, mas que também reacendeu sua fé. “Meu irmão era uma pessoa muito espiritualizada, sempre dizia que orássemos uns pelos outros. Suas palavras ficaram comigo. A pintura passou a ser a minha forma de expressar fé e esperança.”
As obras expostas traduzem sentimentos profundos em cores e formas que retratam a dor, a cura e o recomeço. “Quero lembrar a todos que é possível recomeçar, com amor, união e paz”, afirmou Édila.
A exposição faz parte das ações de humanização no ambiente de trabalho desenvolvidas pela Sead. Segundo Laura Pontes, chefe do Núcleo de Humanização, iniciativas como essa têm impacto direto no bem-estar dos servidores: “A arte tem um papel poderoso na vida das pessoas. A sensibilidade das obras da Édila nos convida à empatia, à reflexão e ao fortalecimento dos laços humanos”.
A mostra permanece aberta ao público até o dia 15 de maio, e todos estão convidados a prestigiar a exposição e se inspirar por mensagens de fé, superação e renovação.

Redação Semear Notícias.