O governo do Acre, por meio das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Administração (Sead), deu início nesta segunda-feira, 17, a mais uma edição do Curso de Operacionalização do Sistema Integrado de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária do Acre (Sicaf/AC). O curso, que vai até quinta-feira, 20, ocorre no Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap), em Rio Branco.
A capacitação tem como objetivo modernizar o sistema e garantir maior transparência na gestão das contas públicas. Durante o treinamento, os participantes são orientados sobre a execução orçamentária e financeira, desde os conceitos básicos até as funcionalidades mais avançadas do sistema, além de processos relacionados a despesas e receitas orçamentárias e a resolução de problemas.

O curso é direcionado a servidores que trabalham nos setores de orçamento e finanças, especialmente na execução de receitas e despesas nos órgãos da administração pública, incluindo os poderes Executivo e Legislativo, além dos tribunais de Justiça (TJAC) e de Contas (TCE/AC).
De acordo com o diretor de Contabilidade-Geral do Estado, Eduardo Maia, o objetivo é capacitar cerca de 150 servidores até o fim do mês, abrangendo todos os órgãos e poderes estaduais. Em breve, novas turmas serão formadas, com temas variados, para padronizar os procedimentos do sistema.

O Sicaf/AC desempenha um papel essencial para os servidores e colaboradores envolvidos nas questões orçamentárias e financeiras do estado. Gerido pela Sefaz, o sistema visa centralizar a execução, monitoramento, controle e transparência das atividades e informações contábeis, orçamentárias, financeiras, de custos e planejamento do Estado.
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