Pela primeira vez, Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, é palco de um campeonato interbairros de games. A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Prefeitura Municipal. A competição começou neste sábado (5), às 17h, e segue até este domingo (6), na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade.
O evento busca aproximar a juventude do mercado de games, setor em expansão e parte da chamada economia criativa. “Essa é uma proposta para trazer o mercado de games à região, especialmente para Cruzeiro do Sul. Temos acreanos em destaque no cenário nacional e queremos mostrar aos jovens que é possível seguir carreira nesse ramo, que envolve tecnologia, inovação e cultura empreendedora”, afirmou Assurbanípal Mesquita, titular da Seict.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Janaína Terças, destacou o impacto da ação para a juventude. “O setor de games está cada vez mais presente na vida das pessoas e, ao apostar nessa aproximação, criamos um ambiente de novas oportunidades para os jovens, que são o futuro da nossa sociedade.”
Presente ao evento, o presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, ressaltou o papel social da iniciativa. “Cuidar das pessoas também é oferecer atividades que estimulem a criatividade e promovam a inclusão. Este campeonato é um espaço de socialização, cultura e desenvolvimento para nossa juventude.”
Durante o evento, realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), também foram ofertados cursos profissionalizantes aos participantes da competição.

Competição e premiação
Com cerca de 300 participantes entre adolescentes, jovens e adultos, o campeonato de Free Fire — jogo de batalha em cenário virtual — tem formato eliminatório e premiação oferecida pela iniciativa privada no valor de R$ 1.500.
Veterano no game, Kauã da Silva Machado, que joga há mais de seis anos, celebrou a oportunidade. “Fiquei muito animado quando soube do campeonato. Vim aqui para buscar o primeiro lugar, esse é o foco.”
Luidy Gabriel da Silva, de 16 anos, também demonstrou confiança. Capitão de sua equipe, revelou que já entrou na competição com estratégia definida. “Estamos preparados para sair daqui vencedores”, afirmou.

Redação Semear Notícias.