A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (AM), uma das maiores cidades indígenas do país, decretou na última sexta-feira (25) a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. A decisão foi tomada após recomendação da Defensoria Pública do Amazonas, em razão do aumento no número de casos de Covid-19 no município, localizado a cerca de 852 quilômetros de Manaus.
O decreto, assinado pelo prefeito Anderson Luiz Brazão Góes, também restringe o acesso a áreas indígenas, permitindo a entrada apenas de pessoas com caderneta de vacinação atualizada ou teste negativo para Covid-19 realizado nas últimas 48 horas.
As máscaras passam a ser exigidas em repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas, transportes coletivos e demais ambientes fechados com circulação de pessoas.
De acordo com a Defensoria Pública, São Gabriel da Cachoeira registrou até a última terça-feira (22) um total de 378 casos positivos entre 897 casos suspeitos. Em março, o município já havia identificado 87 testes positivos entre 197 suspeitas. Em comparação, em dezembro do ano passado, foram apenas 14 casos confirmados.
O defensor público Marcelo Barbosa informou ainda que há uma morte suspeita relacionada à doença sob investigação.
O decreto prevê sanções administrativas para quem descumprir as novas medidas de segurança.
Redação Semear Notícias