O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), finalizou esta semana a implantação de internet banda larga para os 60 moradores da comunidade do Rio Croa, em Cruzeiro do Sul. Com a ampliação de 15 km de rede, o ponto turístico mais visitado do Juruá agora está totalmente conectado com o mundo.
Como reconhecimento pelo investimento na infraestrutura digital da região, o governador Gladson Cameli foi homenageado durante um ato público realizado no Teatro dos Náuas, nesta sexta-feira (21).
Expansão da conectividade e desafios logísticos
De acordo com o secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita, a instalação da rede de fibra óptica seguiu todas as exigências de licenciamento ambiental desde o início do projeto, em 2022. A execução enfrentou desafios logísticos, superados com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), que ajudou na abertura de ramais em meio à floresta.
“Nesta segunda etapa, conseguimos conectar as famílias que vivem além do ponto turístico da samaúma, uma área pouco explorada e de difícil acesso. Graças à parceria com a comunidade, levamos internet para todos os moradores do Rio Croa”, explicou Mesquita.

A articulação contou com o apoio da Associação de Desenvolvimento Agroecológico e Ambiental da Bacia do Rio Croa e Alto Lagoinha (ADAAB-CROA). Ao longo do percurso do rio, foram implantados 12 pontos de acesso público com internet livre, beneficiando tanto a população quanto os turistas, aumentando a segurança e a conectividade na região.
“Com essa expansão, o projeto segue com o suporte das empresas Ômega Sul e Unonet na transmissão do sinal. A chegada da tecnologia transformou a realidade de empresários do setor turístico, donos de pousadas e restaurantes, além de fortalecer as iniciativas de cultura ecológica no local”, destacou o secretário da Seict.

Reconhecimento e impacto no turismo
Graças a internet aumentou a procura pelo turismo ambiental e de gastronomia proporcionado pela comunidade.
Durante o evento em Cruzeiro do Sul, o presidente da ADAAB-CROA, Francenildo Numes de Oliveira, agradeceu ao governo pelos investimentos.
“Estamos muito gratos pela atenção dada ao Rio Croa. Com a internet, houve um aumento significativo no turismo ecológico e na valorização da gastronomia local, impulsionando o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirmou.
O Rio Croa é um destino de ecoturismo que atrai visitantes do Brasil e do mundo, oferecendo passeios de barco, observação da fauna e experiências culturais únicas.
O modelo de turismo regenerativo desenvolvido na comunidade foi apresentado no ano passado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), realizada em Baku, no Azerbaijão. A iniciativa integrou o painel “Acre+ Resiliente: Estratégias Estaduais de Enfrentamento e Adaptação às Mudanças Climáticas”, destacando a importância do turismo sustentável para a região.
Redação Semear Notícias.