Os estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 sem pagar a taxa de inscrição já podem solicitar a isenção a partir desta segunda-feira (14). O prazo se estende até o dia 25 de abril e o pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, mediante login com conta Gov.br.
Para realizar a solicitação, é necessário informar CPF e data de nascimento, com os dados obrigatoriamente compatíveis com os registros da Receita Federal.
Quem tem direito à isenção
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), têm direito à gratuidade:
-
Estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas (incluindo a modalidade EJA);
-
Alunos que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas;
-
Candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025);
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade social, com registro ativo no CadÚnico;
-
Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.
Será necessário apresentar documentação que comprove a situação declarada. Entre os documentos aceitos, estão declarações escolares, comprovantes de renda e documentos previstos no Anexo II do edital oficial do Enem 2025.
Justificativa de ausência
Participantes que obtiveram isenção na edição de 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, devem apresentar uma justificativa para ausência no mesmo período de 14 a 25 de abril. O procedimento é feito pela mesma plataforma da solicitação de isenção. O Inep alerta que não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais e responsáveis.
Resultado e cronograma
O resultado da análise das solicitações de isenção e das justificativas será divulgado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final, após a análise dos recursos, será publicado em 22 de maio.
Somente após esse processo o MEC abrirá o período oficial de inscrições no Enem 2025, com data a ser divulgada em novo edital.
Sobre o Enem
Criado em 1998, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas obtidas no exame podem ser utilizadas em programas como Sisu, ProUni e Fies. Além disso, o desempenho também é aceito por diversas universidades portuguesas que mantêm acordo com o Inep.
O exame também é aplicado em unidades prisionais e para jovens sob medida socioeducativa, em datas específicas.
Redação Semear Notícias.