Com o objetivo de manter viva a memória histórica do Brasil e reforçar a importância do debate sobre os impactos da ditadura militar, o Cineclube Opiniões realiza a 3ª edição da mostra Cinema e Ditadura, em Rio Branco, na Filmoteca Acreana, nos dias 12, 19 e 26 de abril, e 3 de maio, sempre às 18h. As sessões são gratuitas e abertas ao público.
A mostra apresenta quatro longas-metragens brasileiros que retratam, sob diferentes olhares, os horrores e desafios vividos durante os 21 anos de regime militar no país, marcado por censura, perseguições, prisões arbitrárias e violações dos direitos humanos.
A programação se inicia com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, que narra a história da família Paiva no Rio de Janeiro dos anos 70, em meio à repressão. Também serão exibidos O Mensageiro, O Pastor e o Guerrilheiro e Marighella, títulos que abordam a resistência e os dilemas vividos durante o período.
Atuando desde 2009, o Cineclube Opiniões se destaca por promover reflexões sociais por meio do cinema. A mostra conta com o apoio do Governo do Estado do Acre, por meio da Secom e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), garantindo estrutura e visibilidade ao evento.
Confira a programação:
Redação Semear Notícias.