Algumas nuvens 16°C

Pix por Aproximação: A Evolução dos Pagamentos Instantâneos

Compartilhe

O Pix por aproximação é uma funcionalidade do Pix que permite realizar pagamentos apenas aproximando um dispositivo (como celular ou smartwatch) de uma maquininha ou outro dispositivo compatível com tecnologia NFC (Near Field Communication). Assim como acontece com cartões de crédito e débito com pagamento por aproximação, essa modalidade torna as transações mais rápidas e convenientes.

Como funciona?

  1. O usuário precisa ter um dispositivo com NFC e um aplicativo de banco ou carteira digital que suporte o Pix por aproximação.
  2. Na hora do pagamento, basta aproximar o dispositivo da maquininha ou outro terminal compatível.
  3. O sistema identifica a conta e processa o pagamento instantaneamente, sem necessidade de QR Code.

Vantagens:

Rapidez e praticidade – elimina a necessidade de ler QR Code.
Segurança – mantém a criptografia e autenticação do Pix.
Menos contato físico – ideal para evitar toques desnecessários.

O que é necessário?

  • Um celular ou smartwatch com NFC.
  • Um aplicativo bancário ou carteira digital que suporte essa tecnologia.
  • Um estabelecimento com maquininha compatível.

Apesar de ainda não estar amplamente disponível em todos os bancos e comércios, essa funcionalidade está sendo cada vez mais implementada no Brasil.

Até agora, o Pix por aproximação estava em fase de testes. Entre os bancos e instituições de pagamento que testavam a tecnologia estão Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander. Um total de 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para estender o pagamento por aproximação ao Pix: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (que pertence ao Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e Sumup.

Com a obrigatoriedade da oferta, todas as instituições financeiras associadas ao open finance, que envolve o compartilhamento de dados entre elas, terão de estar no Google Pay (carteira digital do Google) e ofertar o Pix por aproximação. Isso ocorre porque, até o momento, apenas o Google Pay está cadastrado no Banco Central (BC) como iniciadora de pagamento.

Como a Apple Pay e a Samsung Pay não estão registradas no BC, o Pix por aproximação estará disponível apenas para os dispositivos móveis do sistema Android, que usam o Google Pay. Pelo menos dois bancos, Bradesco e Banco do Brasil, oferecem a tecnologia dentro de seus aplicativos. A expectativa é que outros bancos passem a oferecer a funcionalidade em seus aplicativos a partir desta sexta.

Redação Semear Notícias.

Compartilhe

Deixe seu comentário